Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

domingo, 3 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil



Em 2 de abril de 1805, nascia, em Odense (Dinamarca), o filho de uma lavadeira e de um sapateiro que, de patinho feio, se transformou em um dos mais ilustres escritores infantojuvenis de todos os tempos, superando dificuldades financeiras e de outras ordens.
Estamos falando de Hans Christian Andersen, em homenagem a quem se nomeia o mais relevante prêmio da literatura voltada para este público e que escreveu, dentre outros, clássicos como "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do imperador" e muitos outros mais, que perfazem quase duas centenas de histórias.

No Brasil, as escritoras Lygia Bojunga Nunes e Ana Maria Machado, em 1982 e em 2000, respectivamente, receberam esta importante distinção. Fazemos votos de que muitos outros escritores infantojuvenis brasileiros possam ser indicados para e agraciados com esta premiação. Afinal, nosso país é um celeiro de inúmeros talentos que precisam, por vezes, apenas de uma oportunidade para mostrarem o seu valor e, por tal, serem reconhecidos. Então, como disse-me, certa vez, um amigo francês: Allez, à vos plumes! (Andem, às suas canetas!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário