Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Escritores que escreveram (e escrevem) para crianças




Por Telma Brilhante

Em pleno Século XXI a Literatura Infantil e Juvenil não superou ainda a pecha de literatura menor que muitas pessoas mal informadas tendem a falar, especialmente porque esse segmento responde por vendas bastante consideráveis em muitas editoras. É um verdadeiro nicho comercial em que elas, as editoras do Sul, têm investido maciçamente, o que não acontece em Pernambuco. Estimulou-me a pesquisar os escritores que aqui no Brasil se aventuraram pelos caminhos da LIJ. Surpreendi-me com a quantidade e qualidade: renomados escritores da área de ficção, novelas, contos e romances. Não somente Monteiro Lobato, que confessou que escrever para crianças era melhor do que para adultos. Muitos outros colegas de ofício também experimentaram. E gostaram, a exemplo de Érico Veríssimo, com dez publicações. Vejamos, em relação preliminar, alguns outros exemplos: Rachel de Queiroz escreveu O menino mágico, Cafute e Pena de Prata e Andira; Nélida Piñon, A roda do vento; Ledo Ivo, A história da tartaruga e O rato da sacristia; João Ubaldo Ribeiro, Vida e paixão de Pandonar, o cruel e A vingança de Charles Tiburone; Jorge Amado, O gato malhado e a andorinha Sinhá, A bola e o goleiro e O milagre dos pássaros (fábula); Clarice Lispector, A mulher que matou os peixes, A vida íntima de Laura e Quase de verdade; Lia Luft, Histórias de Bruxas boas; Érico Veríssimo (já destacado como recordista), com A vida de Joana d'Arc, As aventuras do avião vermelho, Os três porquinhos pobres, Rosa Maria no Castelo Encantado, Meu ABC, As aventuras de Tibicuera, O urso com música na barriga, A vida do elefante Basílio, Outra vez os três porquinhos, Viagem à aurora do mundo, Aventuras do mundo da higiene e Gentes e bichos; Moacyr Scliar, O menino e o bruxo, O mistério da Casa Verde, Gota 'água e outros mais; Josè Mindlin, Reinações de José Mindlin, escritas por ele mesmo.

É gratificante sabermos que esses escritores também se venturaram pelo mundo maravilhoso dos contos infantis e juvenis, suporte incontestável que as escolas utilizam para incentivar a leitura, despertando o interesse dos alunos e facilitando a aprendizagem.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um lugar mágico...



"O lugar", é assim que Emerson Pontes denomina o seu espaço de criação onde dá vazão à criatividade em belas aquarelas que já ilustraram uma dezena de livros infantis, dentre eles "A galinha galinhola que escapou da caçarola", postado neste blog em notícia a respeito da escritora Leda Sellaro.

Acredito que a luz e a cor desta região na qual residimos, Pernambuco, inundam sua arte e fazem-na transbordar de vibração, como o calor do sol tão presente em nosso cotidiano. Por fim, podemos dizer que é um caldeirão de experimentações bem-sucedidas!

Uma linda Casa de Bonecas



Pernambucana radicada em São Paulo, mas nem por isso longe de suas raízes, Alessandra Cavalcanti tem ilustrado belos livros, dentre eles, alguns títulos publicados pela Bagaço como o "Cata-vento qual é o seu segredo?" que ilustra o post sobre a escritora Elita Ferreira, aqui mesmo neste blog.

Dona de um traço muito particular, traz um quê de alegria de sua personalidade em cada desenho. Para conhecer mais de seu trabalho, por gentileza,visite:

Portfolio:
http://tresbonecas.carbonmade.com

Blog:
http://tresbonecas.blogspot.com

Solta o verso e faz a rima, Malu...



NO RÍTMO DA RIMA é uma coleção de cinco títulos idealizada por Luciene Freitas. Segundo ela própria: São livros ilustrados por crianças, onde a poesia faz a história. O primeiro é Brincando Só (editado também em Braille, pelo Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco), o segundo, Brincando de Faz de Conta. O volume três está em andamento.

Premiada autora pela Academia Pernambucana de Letras com o Prêmio Dulce Chacon – Escritora Nordestina, em 2010, com o romance "Espelho do Tempo" e com Prêmio Vânia Souto Carvalho (Ficção) em 2009, com "Profundidade Azul, histórias extraordinárias".

Luciene Freitas tem um jeito bem pessoal de ser: - Com muita energia e alegria para vencer os desafios!

Além da literatura infantil, tem incursões na poesia, teatro, contos, cordel, aforismos e muita disposição para aprender e produzir mais e mais.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma galinha fora da panela!




Ao lado de “Brigão o beija-flor”, a “A galinha Galinhola que escapou da caçarola” de autoria da escritora Leda Sellaro, ambos publicados pela Editora Bagaço, integra o Kit Manuel Bandeira, distribuído pela Prefeitura do Recife em todas as escolas da rede municipal.

Além das exitosas incursões na LIJ, a autora recebeu o Prêmio Amaro Quintas, da Academia Pernambucana de Letras, com o livro “Educação e Modernidade – inovações no ensino público (1920/1937)”.

Pelo que me foi dito recentemente, novos títulos dedicados ao público infantojuvenil estão vindo por aí... É só aguardar!

Para conhecer um pouco mais do trabalho desta escritora, sugerimos visitar www.ledasellaro.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

No site oficial do Pequeno Principe





Ilustrações do pernambucano Rafael Valle Barradas foram publicadas e receberam elogios no site oficial d'O Pequeno Príncipe (http://www.lepetitprince.com/).

Rafael que se define como ilustrador e animador 2D, Game designer e artista Flash e de Pixel art será um dos primeiros entrevistados em uma série que estamos elaborando e que, muito em, breve esperamos disponibilizar para os leitores deste blog.

Nossos mais sinceros e entusiásticos parabéns, amigo! Muito sucesso!

Maiores informações sobre o artista e sua obra podem ser buscadas em http://rvbar.wordpress.com/

Dia Nacional dos Quadrinhos



Em encontro realizado na Livraria Cultura para comemorar o Dia Nacional dos Quadrinhos (31 de janeiro - É oficial, vocês sabiam disso?), desenhistas de Recife reuniram-se para, além da devida comemoração, celebrarem a arte que os aproxima e a amizade que os une.

Para maiores informações, visitem: http://www.prismarte.com.br/pada/

Esta parceria vai longe - Braga Câmara



Uma da perguntas mais frequentes acerca dos meus livros agraciados com o Prêmio Elita Ferreira (O aprendiz de Don Juan, em 2008 e A visão do mundo de um cãozinho de estimação, em 2009) é a respeito de quem é o autor de tão belas ilustrações. Nestes dois livros, e em outros trabalhos meus, as ilustrações são de [José Carlos] Braga Câmara, parceiro habitual e de traço pra lá de apurado.

Com incursões também na pintura e em outras artes, Braga é premiado desenhista, com diversos sucessos na área de Quadrinhos e outros trabalhos do gênero.

Para conhecerem alguns de seus trabalhos, visitem: http://fotolog.terra.com.br/josebraga

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Elita Ferreira



Para falarmos dos livros de Elita Ferreira é necessário, primeiro, falarmos de uma vida dedicada aos livros. Foi uma das fundadoras da Editora Bagaço (www.bagaco.com.br), uma das mais tradicionais editoras de Pernambuco, que mantém em catálogo todas as suas obras e se destaca no cenário nacional por dedicar-se aos autores regionais.

Elita Ferreira dá nome ao prestigiado prêmio de literatura infantil outorgado anualmente pela Academia Pernambucana de Letras, sob patrocínio da Editora Bagaço.

Alegria



Considerada sua obra como "admirável, além de uma poesia que é profunda e autêntica" na opinião do crítico francês Claude Sorel, também tem belas incursões na literatura infantil. LOURDES Maria Mendonça SARMENTO nasceu no Recife, na Rua das Crioulas, rua que se mantém viva em seus livros. Como escritora e jornalista representou o Brasil, ministrando conferências e palestras nos Estados Unidos, em Washington, Miami; Lima(Peru); Cidade do México e Lisboa (Portugal).Tem 23 livros publicados em português, inglês, francês e espanhol.

Em Paris (França), foi convidada para organizar a Antologia Poèsie du Brésil, edição bilíngüe com 82 poetas brasileiros que ,segundo a professora Anne Marie Quint, da Sorbonne, foi a primeira antologia brasileira publicada em Paris, após trinta anos de silêncio.

Em 1997, com o selo de Paris pela Editora Vericuetos/ Chemins Scabreux, o livro foi catalogado pela Fundação Gulbenkian e colocado na internet pela Embaixada do Brasil, em Paris. Ainda, na França, foi convidada a lançar o seu livro Vingt-Cinq Poèmes de Passion pela UNESCO. É membro de várias Academias de Letras em Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Petrópolis.

Alegria, publicado em 2008, tem ilustrações de Mário Paciência.

Destino do planeta Terra




Destino do Planeta Terra, com ilustrações de André Rodrigues, marca o início das incursões de Telma Brilhante na literatura Infantil. Versando sobre questões ambientais, o livro é referência na temática junto às escolas recifenses, pelo que a autora é presença constante em eventos literários e de formação de leitores.

De prosa rica, nascida no Crato/CE, mas há muitos anos residindo em Recife, Telma assim se expressa sobre sua terra natal: "
Nasci num vale ensolarado, de flores nas praças - especialmente hortênsias lilases - e de um céu azul cheio de nuvens andejas que se transformavam em bichos e coisas e gente".

Depois vieram outros textos que nos enchem de encantos, como O pequeno pescador, Arabela e o camaleão e outros. Telma Brilhante integra a Diretoria da União Brasileira de Escritores –PE (sendo coordenadora do Núcleo de Literatura Infantil da entidade), além da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e dos grupos literários Celina de Holanda e Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Proezas do menino Jesus



Encantamento e leveza são os sentimentos que nos dominam ao concluirmos "Proezas do Menino Jesus", de Luis Jardim (José Olympio Editora). Premiado pela Academia Brasileira de Letras e considerado de excepcional valor pela UNESCO, é um livro que realmente vale a pena ser lido.

LUIS Inácio de Miranda JARDIM, nasceu em Garanhuns/PE, em 1901 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1987. Dá nome ao prestigiado concurso anual de contos promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife, por intermédio da Biblioteca Popular de Casa Amarela.

Biblioteca Popular de Casa Amarela – Jornalista Alcides Lopes
Rua Major Afonso Leal, s/n, Casa Amarela
CEP: 52070-160

Prezados leitores deste blog




É com imenso prazer que trazemos este blog a público. Ele é parte de um sonho que vem sendo gestado há alguns meses: sistematizar as informações sobre a literatura infantil e juvenil produzida em Pernambuco, desde o primeiro registro até os dias atuais. Buscaremos revisitar alguns autores e suas obras, além de noticiarmos os acontecimentos mais atuais, como eventos, feiras e os mais recentes lançamentos.

Para mostrar um pouco de nosso jeito de ser, da diversidade acolhedora destas terras do frevo e do maracatu, temos o prazer de anunciar o relançamento do maravilhoso livro "O mistério do coelho pensante e outros contos", de Clarice Lispector, publicado pela editora Rocco.

Bem, caros amigos, esperamos contar sempre com a sua visita, seu incentivo, comentários, sugestões, bem como divulgando-o junto a possíveis interessados nos assuntos tratados neste blog e que este nosso ponto de encontro possa nos levar a alçar novos voos, nas asas da imaginação.