Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

domingo, 29 de maio de 2011

Literatura Infantil e Juvenil em Cordel - II



Em publicação da Editora Coqueiro, a escritora Lucia Costa Carvalho nos brinda com mais uma bela obra composta de ricos sextetos, no melhor estilo do legítimo cordel, originado nas cantorias que remontam à chegada de portugueses e espanhóis ao Brasil ainda no século XVI. Já nos referimos ao seu belo trabalho no post Literatura Infantil e Juvenil em Cordel. Vale a pena conferir!

Lucia é professora, escritora e realiza oficinas de cordel em escolas.

Contato com a autora: 81 3429.1034 / 8872.6851
luciacostacarvalho@hotmail.com

E com a Editora Coqueiro: 81 3088.5843
editoracoqueiro@bol.com.br

O que quero ou não quero ser?



Com maravilhosas ilustrações de Alessandra Gomes, Gisélia Curvelo nos conta a história de Sulamita, uma bruxinha de coração repleto de bondade e generosidade. Dá-nos a lição de que a essência de cada um de nós – mais forte, inclusive, do que laços familiares – é a principal condutora de nosso destino e que, de certo modo, também somos responsáveis por este, bastando-nos saber, antes de tudo, o que não queremos que nos aconteça, pelo simples fato de outros terem planejado para nós um futuro diferente daquele que realmente desejamos que nos aconteça. Vale a pena ler!

sábado, 28 de maio de 2011

Trem de Histórias - a primeira antologia da AEILIJ



Prezados frequentadores deste blog,

Tenho a imensa satisfação de anunciar, em primeira mão, a edição da primeira antologia da AEILIJ - Trem de Histórias, trazendo 20 textos e 20 ilustrações de 37 autores aeilijianos, que se uniram para realizar esse trabalho em prol da nossa querida Associação.

A bela capa foi criada sobre uma linda xilogravura da Nireuda Longobardi. O pra lá de competente gerenciamento do projeto coube ao cheio de energia Alex (http://alexandredecastrogomes.blogspot.com/)

O livro, direcionado ao público infanto-juvenil, contém contos, crônicas e poesias relacionados a trens, bondes e outros veículos que rodam sobre trilhos. A apresentação é da Anna Claudia Ramos (atual presidente da entidade).

Meu conto, Um trem para as meninas, conta com uma maravilhosa ilustração da também pernambucana Kika Suassuna e tem a companhia de Tem uma barata no trem!, de Alex, Trem dos unicórnios, de Zé Zuca, Resgate, de Alina Perlman, Minha primeira viagem de trem, de Rosana Rios, A noite dos cometas, de Adriano Messias, O condutor, de Simone Pedersen, Esse trem que me falta na lembrança, de Luiz Antonio Aguiar... e muitos outros. Somos autores do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, e até de – passagem por – Cabo Verde, na África!

Os ilustradores, entre eles: Fabiana Salomão, Laz Muniz, Mauricio Veneza, Márcia Széliga, Sandra Ronca, JP Veiga, Cris Alhadeff (que ilustrou uma crônica da Eliana Martins) e outros craques das cores, abusaram da criatividade e contribuíram com ilustrações em nanquim, xilogravura, computador, lápis de cor, aquarela, spray, canetinhas, técnicas mistas... O livro está bom demais!

Trem de Histórias sairá em junho pela Caki Books (http://www.cakibooks.com.br/) e poderá ser comprado através do site da editora, e nas lojas Gato Sabido e Amazon, nos formatos e-book e impresso com capa dura!

Eis os aeilijianos responsáveis pelo sucesso do projeto:

Adriano Messias - Alessandra Pontes Roscoe - Alexandre de Castro Gomes - Alina Perlman - Ana Cristina Melo - Angela Leite de Souza - Anielizabeth - Antonio Nunes (Tonton) - Bia Salgueiro - Carla Pilla - Claudia Gomes - Cris Alhadeff - Danilo Marques - Eliana Martins - Fabiana Salomão - Felipe Vellozo - JP Veiga - Kika Freyre - Laz Muniz - Luiz Antonio Aguiar - Marcelo Queiroz - Márcia Széliga - Marilza Conceição - Mauricio Veneza - Monika Papescu - Naná Martins - Nilza Azzi - Nireuda Longobardi - Regina Gulla - Roney Bunn - Rosana Rios - Sandra Ronca - Sandro Dinarte - Simone Bibian - Simone Pedersen - Soraia Ljubtschenko Motta - Zé Zuca

A AEILIJ (http://www.aeilij.org.br/) é a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Tem regionais espalhadas por diversos estados do Brasil e funciona através de ações voluntárias de seus participantes.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"CANTINHO DA TITIA LOLA - Lembranças que já vão longe"



Neste sábado, será lançado o livro "CANTINHO DA TITIA LOLA - Lembranças que já vão longe", de autoria de Loÿde Alves Marques dos Reis.

D. Loÿde é ninguém menos que a própria Titia Lola, a famosa colunista do "Junior - Suplemento Infantil do Diário de Pernambuco", que nas décadas de 70 e 80 fazia a cabeça de seus pequenos leitores. O jornalzinho circulava sempre aos sábados e no Cantinho da Titia Lola, crianças e adolescentes viam respondidas suas cartinhas.

Dentre os colaboradores mais assíduos, Cavani Rosas, Flávio Gadelha, Geneton de Moraes Neto, Januária Cristina, Cícero Belmar e tantos outros!

Pois muito bem, Titia Lola está lançando agora seu livro, recheado de memórias, contos e poemas. Vamos comparecer ao evento e levar o nosso abraço à Grande Dama,
que está completando noventa e dois anos, com o fôlego de um adolescente!

LOCAL: Academina Pernambucana de Letras, Av Rui Barbosa, esquina com Dr Malaquias.

DATA E HORA: Neste sábado, 28 de maio de 2011, a partir das 19 horas.
(será servido coquetel, música ao vivo, preço do livro: R$ 40,00).

Sobre a ilustração deste post: Retrato de Titia Lola, nanquim e crayon, de Cavani Rosas, 2010.

O livro é da Editora Novoestilo, capa dura, ilustrado, 167 pp.

sábado, 21 de maio de 2011

Uma escritora nas nuvens...




Foi assim que se sentiu Beatriz Brenner, alagoana radicada em Recife, ao receber a notícia de que a Academia Pernambucana de Letras havia destinado ao seu livro "O vôo da felicidade" o Prêmio Elita Ferreira de Literatura Infantil, em 2007. Com ilustrações de Alessandra Gomes, o livro conta a história de Isadora, uma menininha cheia de energia e que adora viajar, por aí, sem limites. Vale a pena ler!

Cuentacuentos - Ed. 28 de maio de 2011



O Instituto Cervantes Recife convida para a sessão mensal do Cuentacuentos deste mês de maio de 2011, próximo dia 28 (sábado), às 15 horas, no Auditório da Livraria Cultura.

O narrador será o Prof. Ivan Camilo (Instituto Cervantes Recife) e o conto será Rin rin renacuajo, do poeta Rafael Pombo (Bogotá, Colômbia).

Maiores informações: http://www.recife.cervantes.es
ou pelo telefone: 3334-0450

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nós do LIJ-PE apoiamos (II)



Prezados amigos,

É com satisfação que informamos que firmamos a segunda parceria de cooperação da LIJ com entidades assistenciais voltadas para a infância e a juventude. O novo parceiro é o Movimento Pró-Criança, entidade reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de suas atividades, que tem como missão: “promover a melhoria da qualidade de vida e a conquista da cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco ou abandono, na Região Metropolitana do Recife”.

Em suas três unidades - Coelhos, Piedade e Recife Antigo, esse resgate acontece através de um trabalho interdisciplinar composto por atividades que integram família e comunidade na busca da inclusão social. As atividades são desenvolvidas em quatro segmentos que envolvem artes, apoio pedagógico, esporte e profissionalização. Atualmente são cerca de mil crianças atendidas nestas unidades.

Atividades de formação nas áreas de literatura, em especial a contação de histórias, reforço de leitura e oficinas de criação, assim como oficinas de desenho e ilustração, promovidas por criadores do LIJ-PE terão lugar, somando-se às atividades já em desenvolvimento na instituição.
Informações sobre o histórico da entidade, sua equipe, ações de voluntariado e como colaborar, dentre outras, estão disponíveis em http://www.movimentoprocrianca.org.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Formação de ilustradores de LIJ na UFPE



Quem deseja se dedicar à ilustração para a literatura infantil e juvenil terá nova oportunidade de iniciar-se na temática em curso que será oferecido na II Jornada Pedagógica do Centro de Educação (CE) da UFPE. O curso de Ilustração e Normalização Editorial para livros infantis, com duração de 4 (quatro) horas-aula, terá lugar na 5ª e 6ª feira, dias 26 e 27 próximos, das 10 às 12h. Mais informações pelos telefones: 2126-8801 e 8802.

terça-feira, 17 de maio de 2011

CAMPANHA DE INCENTIVO À LEITURA E VALORIZAÇÃO DO LIVRO



O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO ANDERSON GOMES, CONVIDA V.SA. PARA O LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE INCENTIVO À LEITURA E VALORIZAÇÃO DO LIVRO ‘BIBLIOTECA INTERATIVA, SOCIEDADE VIVA’.

LOCAL

AV. AFONSO OLINDENSE, 1513 – VÁRZEA - RECIFE/PE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

DATA

23 DE MAIO DE 2011 – 10H

10h LANÇAMENTO DA CAMPANHA
ANDERSON GOMES | Secretário Estadual de Educação.
AURÉLIO MOLINA | Secretário Executivo de Desenvolvimento da Educação.
HUGO MONTEIRO FERREIRA | Gerente de Políticas Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

10h15 “PARAGEM COM LEITURA”
(30 minutos, dedicados à leitura de livros e textos nos vários ambientes de trabalho).

10h45 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
com “AS BORDADEIRAS DE HISTÓRIAS” – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

11h45 Participação dos escritores e poetas
Marcos Acioly e Jessier Quirino | Projeto Escritor Presente, Leitor Crescente.

10h às 17h
Exposição de editoras, livrarias e distribuidoras pernambucanas.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ela queria desvendar o universo!



O criativo texto do alagoano Valdir Oliveira, há anos radicado em Recife, com ilustrações de Paulo Rocha, narra as aventuras de uma lagarta que quer conhecer outros planetas. Desafiando a mãe que teme os perigos que a filha possa encontrar, a lagartinha sapeca resolve seguir viagem atendendo ao chamado de extra-terrestres em um disco voador. Ao retornar sua mãe está transformada em uma borboleta, o que a deixa completamente desnorteada, sem saber o que está acontecendo. Vale a pena ler!

Além deste título, o autor também publicou, também para o público infantil, Na toca do Sapo (com ilustrações de Miquéas) e Mistério na Barriga de João Redondo (com ilustrações de Zé Barbosa).

sábado, 7 de maio de 2011

15º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil - FAFIRE




O curso de Letras da Fafire realizará, nos dias 18, 19 e 20 de maio, o 15º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. Diversidade Cultural e Formação Cidadã é o tema do evento deste ano que já está com inscrições abertas no departamento do curso, sempre a partir das 15h. O investimento de R$ 10,00 dá acesso às atividades dos três dias.

A abertura irá acontecer no auditório térreo da instituição, às 18h. Apresentações de projetos, palestras de professores convidados, debates e sorteios de livros fazem parte da programação do primeiro dia. 13 oficinas são oferecidas aos estudantes no segundo dia do encontro. O conto e o encanto da literatura infantil e Criando cordel para o leitor mirim são exemplos das oficinas, cada com 30 vagas disponibilizadas. As aulas serão em salas específicas.

No último dia, autores da literatura infanto-juvenil conversam com o público no Café Cultural, projeto do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Fafire (Nupic), no auditório do 5º andar. Sem necessidade de inscrição prévia, sessões coordenadas de comunicação concluem as atividades com a exposição de pesquisas. O número de participantes, por sessão, fica na dependência do número de assentos disponíveis em cada sala.

A programação do evento pode ser obtida aqui

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nós do LIJ-PE apoiamos



Inauguramos aqui uma nova seção neste blog: Nós do LIJ-PE apoiamos. Nós, escritores e ilustradores da literatura infantil e juvenil pernambucana, conscientes de nosso papel social, apoiamos a formação de novos leitores, das futuras gerações e os cidadãos em desenvolvimento, por intermédio do nosso trabalho individual e pela força de nosso coletivo. Assim, realizamos oficinas criativas – e recreativas – de redação e de ilustração, sessões de contação e de teatro, dentre outras atividades relacionadas ao nosso ofício. Para que a sua escola e, em especial, as entidades assistenciais dedicadas às crianças e adolescentes sejam atendidas por uma das ações do LIJ-PE, por gentileza, entre em contato por e-mail (com prof_nunes@hotmail.com ou telma_brilhante@hotmail.com), que planejaremos conjuntamente como concretizá-las.

Neste sentido, as inscrições para o I Encontro Pernambucano de Escritores e Ilustradores de LIJ deverão ser efetuadas por meio de livros infantojuvenis novos, em valor equivalente a R$15,00 ou mais. O conjunto dos livros recebidos como inscrições dará início à formação da biblioteca da Casa da Esperança, entidade escolhida para ser a beneficiária do encontro deste ano. Como desejamos que este evento tenha lugar anualmente, esperamos, a cada nova edição, colaborar para a formação (ou ampliação) do acervo de bibliotecas dedicadas ao público infantojuvenil de nosso estado.

Junte-se a nós nesta caminhada!

Um cordial abraço, de todos os que fazem o LIJ-PE virar realidade.