Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aberto período de doações para a Feira Sesc do Troca-Troca de Livros


Com o objetivo de facilitar a aquisição de livros e incentivar a leitura, o Sesc Pernambuco realiza em janeiro do próximo ano, a sétima edição da Feira do Troca-Troca de Livros. Os interessados em participar podem fazer suas doações a partir de amanhã (1º), nas bibliotecas do Sesc Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela e Piedade. Elas poderão ser feitas até o dia 9 de dezembro, e em janeiro, de 2 a 18.

Serão recebidos livros de literatura e publicações didáticas editadas a partir de 2007, em bom estado de conservação. Os exemplares que não forem trocados serão encaminhados ao acervo das bibliotecas do Estado, espaços comunitários e outras instituições. No ano passado, o projeto conseguiu arrecadar cerca de 4.000 livros, e a expectativa é de aumentar o montante de doações no ano de 2012.

A intenção é diminuir o gasto das famílias com a aquisição de itens escolares no começo do ano. Para isso, cada exemplar doado dá direito a um cupom de troca válido no dia da Feira, que será realizada no dia 21 de janeiro, das 8h às 12h, no Ginásio Wilson Campos (Sesc Santo Amaro).

Com informações do mailing do SESC. Para saber mais, acessem: http://www.sesc-pe.com.br/

domingo, 30 de outubro de 2011

Opinião Pernambuco Literatura Infantil e Juvenil - repercussão


O Programa Opinião Pernambuco da última 3a feira, dia 25/10, versou sobre a Literatura Infantil e Juvenil e a formação de novos leitores. As repercussões foram as melhores possíveis e alguns telespectadores já demandam por um novo programa, pois, segundo as palavras de um destes, "um programa de uma hora de duração foi pouco para tratar da tão vasta e interessante temática".

Na foto acima, flagrante do encerramento do Programa - todos com um sorriso de satisfação no rosto. Em primeiro plano, o jornalista Haymone Neto (de terno, à esquerda), ao fundo, o escritor Antonio Nunes - Tonton (Coordenador Regional da AEILIJ em Pernambuco e de LIJ da Fliporto 2011), a escritora Luzilá Gonçalves (Coordenadora da Linha Editorial de LIJ da Cia. Editora de Pernambuco - CEPE) e, à direita, o também escritor, Valdir Oliveira.

Pela quantidade de mensagens que recebemos depois do programa, é inegável o crescimento do interesse pelas questões relacionadas à LIJ em Pernambuco. Que bom: estamos trabalhando para isto! Que venham mais e mais ações na área. As crianças e o público juvenil agradecem.

P.S. Só para registrar - na 6a feira à noite, ao regressar depois de um mais um dia de trabalho, fui surpreendido pelo seguinte comentário do porteiro noturno de meu prédio: - Seu Antonio, gostei muito de sua fala no Programa da TVU, com simplicidade. Foi esclarecedor. Quando é que vai ter outro programa desses?

Creio que estamos no caminho certo! De acordo? E então, alguma contribuição neste sentido? Participe, dê sua opinião, sua sugestão.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Opinião Pernambuco Literatura Infantil e Juvenil



O programa nesta terça-feira, 25 de outubro, vai abordar questões como o mercado da literatura infanto-juvenil no Brasil e em Pernambuco, o incentivo à leitura na infância e adolescência, o livro nas escolas do ensino fundamental, os autores locais, novos lançamentos no mercado.

Também discutirá questões como as representações do cotidiano na literatura infantil, identidade local e universal, conceitos trabalhados pelos autores como o belo e o feio, o bem e o mal. A figura do príncipe e da princesa nos contos de fada, as metáforas nas fábulas. As estruturas narrativas contemporâneas. As ilustrações.

Versará, ainda, sobre os braços da Fliporto destinados ao público infanto-juvenil (Fliporto Criança e Fliporto Nova Geração). O teatro infantil e a literatura na Fliporto.

Participam do programa: a escritora Luzilá Gonçalves, que acaba de lançar o livro A Cabra Sonhadora; o escritor Antonio Nunes (Tonton), Coordenador Regional da AEILIJ em Pernambuco (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) e, também, curador de LIJ da Fliporto; Valdir Oliveira, jornalista e escritor de textos infanto-juvenis, como A Lagartinha Sapeca, Na Toca do Sapo e a peça O Bagre Peixoto que será apresentada na Fliporto.

O Opinião Pernambuco começa às 19 horas, na TVU Recife (Canal 11), emissora da Universidade Federal de Pernambuco, retransmissora da Rede Brasil.

Participem enviando perguntas para opiniaotvu@gmail.com ou pelo telefone (81) 3423-6836

Seminário AEI-LIJ 2011


No período de 8 a 10 de novembro próximo, na área Infantil e Juvenil da 57a Feira do Livro de Porto Alegre (RS), terá lugar o III Seminário AEI-LIJ, cujo tema central será "Por um espaço especial para a Literatura nas escolas". Na mesma oportunidade, também, terá lugar a Exposição "Cores e formas que contam histórias" (Expo AEILIJ), no Hall da Casa do Pensamento. Estes eventos têm entrada franca.

Mais informações: por telefone (51) 3286-4517 ou, por e-mail, leitura@camaradolivro.com.br

A programação completa da Feira do Livro de Porto Alegre está disponível aqui.

domingo, 16 de outubro de 2011

Encontro de LIJ na UNICAP



No período de 7 a 11 de novembro próximo, sempre das 19 às 21h30,terá lugar o IV Encontro de Literatura Infantojuvenil da UNICAP. Neste ano, o evento, promovido pelo Curso de Letras da instituição, debaterá a obra da escritora pernambucana Elita Ferreira. Além das sessões temáticas, haverá oficinas sobre ilustração, confecção de bonecos, confecção e utilização de máscaras teatrais no universo infantojuvenil e linguagem e ludicidade no teatro infantil. A coordenação do evento é do Prof. Robson Teles.

Maiores informações e a programação completa do evento estão disponíveis em: http://encontrodeliteraturainfanto-junevil.blogspot.com/
Ou, por e-mail: contato.letrasunicap@gmail.com (Assunto: Inscrições).

Cartum e ilustração em grande estilo



Lewis Trondheim, um dos grandes cartunistas da atualidade, estará na Aliança Francesa do Recife - Unidade Derby, dia 17 de outubro, às 20h.

No evento, aberto ao público, com entrada franca, Lewis irá - por certo - desenhar e falar sobre o seu trabalho, bem como das premiações que recebeu e sobre o mercado editorial de quadrinhos na França. Simplesmente imperdível!

Maiores informações pelo telefone (81) 3202-6262 ou em www.af.rec.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OAF convida: muitas histórias a contar e para você ouvir!


A OAF (Organização do Auxílio Fraterno do Recife) promove no próximo dia 26/10/2011 (4a feira), das 9 às 11h e das 14 às 16h, no auditório do Espaço Ciência e Cultura do IMIP, a IV Minimaratona de Contação de Histórias. O IMIP fica na Rua dos Coelhos, na Boa Vista.

Participe: entrada franca, para crianças dos 8 aos 80 anos.

Mais informações:(81) 3222-0102 ou 3222-6859. Ou, pelo site: www.oafdorecife.org.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

APL lança Concursos 2011


A Academia Pernambucana de Letras acaba de divulgar as informações referentes ao concurso anual promovido pela instituição, para a edição 2011:

a. Serão premiadas obras inéditas nas seguintes categorias:

1. Prêmio ANTÔNIO DE BRITO ALVES – Ensaio
Patrocinado pela Sra. Lia de Brito Alves.

2. Prêmio EDMIR DOMINGUES – Poesia
Patrocinado pelos filhos do Escritor Edmir Domingues.

3. Prêmio ELITA FERREIRA – Literatura Infantil
Patrocinado pela Editora Bagaço

4. Prêmio VÂNIA SOUTO CARVALHO – Ficção
Patrocinado pela família Souto Carvalho.

5. Prêmio LEONOR CAROLINA CORRÊA DE OLIVEIRA – Municípios Pernambucanos
Patrocinado pelo Acadêmico Antônio Corrêa de Oliveira

6. Prêmio WALDEMAR LOPES – Soneto
Patrocinado pelo Acadêmico Amaury de Medeiros

7. Prêmio AMARO SOARES QUINTAS - História do Estado de Pernambuco
Patrocinado pela Acadêmica Fátima Quintas

b. Informações importantes para a inscrição:


I- Três copias encadernadas em espiral do trabalho a ser inscrito;
II- Xerox do documento de identidade/RG;
III- Oficio encaminhado ao Presidente da APL, Acadêmico Waldenio Porto, solicitando a inscrição ao premio literário da APL/2011;
IV- Prazo das inscrições até o dia 30 de outubro de 2011.

As inscrições devem ser realizadas ou encaminhadas para a sede da APL, à Avenida Rui Barbosa, 1596 – Recife PE – CEP: 52.010500


Informações adicionais podem ser buscadas pelos fones: (81) 3268-2211 ou 9644-8181 (com a Sra. Ivoneide Calado, Secretária da APL)

sábado, 1 de outubro de 2011

A Fliporto Nova Geração está no ar!



Tenho o imenso prazer de informar-lhes que o blog Fliportonovageracao.net, projeto dedicado ao público juvenil, que estréia na edição deste ano da Fliporto, já está no ar.

Além de disponibilizar conteúdos para a formação literária de seus frequentadores, o projeto Fliporto Nova Geração fomentará, também, o surgimento de novos talentos literários. Esperamos, por intermédio das ações planejadas e em andamento, incentivar a leitura, a formação de leitores críticos e dos futuros protagonistas de eventos literários, nacionais e internacionais, como a própria Fliporto.

Participem, visitem o blog e divulguem o projeto em sua rede de relações, colaborem conosco nesta salutar revolução silenciosa.

Abraços a todos, Antonio Nunes (Tonton) - editor do Fliportonovageracao.net