Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sarau Infantil na Biblioteca Pública de Olinda - 31/08/2012

Foto: Passarinho (Prefeitura Municipal de Olinda)

A BIBLIOTECA PÚBLICA DE OLINDA realiza no SALÃO NOBRE DOM HELDER PESSOA CÂMARA, o SARAU ARTÍSTICO LITERÁRIO, intitulado “DA FANTASIA AO REAL – Perspectivas para uma pratica pedagógica na construção do conhecimento” numa ação interativa com SOLANGE LASALVIA, escritora da literatura infantil, e seus convidados CARLA  FERRAZ, ANGELO PACÍFICO E JOSÉ ARLINDO, educadores, contadores e cantadores de história.

VOCÊ pode participar com sua PROSA, seu CANTO e seu ENCANTO. Imperdível!

Local: Biblioteca Pública Municipal de Olinda
Data: 31 de AGOSTO de 2012    Hora:   19h30min           
Maiores informações pelo fone: 81-33051157.

Boas notícias para a LIJ brasileira

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lançamento 26/08/2012


Neste domingo, dia 26 de agosto, a partir das 17 horas, no Shopping Paço Alfândega, teremos o lançamento do novo livro da escritora, e associada da AEILIJ/PE, Socorro Miranda. Confiram, vale a pena (re)descobrir esta bela história!

A lenda do colibri



É com satisfação que reproduzo a publicação de meu conto "A lenda do colibri", lindamente ilustrado com mais um maravilhoso desenho do amigo Braga Câmara, integrante do Correio Criança (Suplemento Infantil do Jornal Correio da Paraíba) do último domingo, dia 19 de agosto. Espero que gostem.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fique por dentro: Academia Peruana de Literatura Infantil e Juvenil


Você sabia que existe uma Academia Peruna de Literatura Infantil e Juvenil?

E que ela promove um prêmio da alcance latinoamericano para este segmento da literatura?

Então, conheça um pouco mais na notícia a seguir e no blog da instituição.

En ceremonia realizada en la Casa de la Literatura Peruana, la Directiva de la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil dio a conocer las Bases del Premio Latinoamericano de Novela para Niños y Novela para jóvenes.




En la fotografía aparecen de pie: Zenón Naveda, Felipe Rivas Mendo, Danilo Sánchez Lihón, Magdalena Espinoza, Sara Montalván, Roberto Rosario. Sentados: César Angeles Caballero, Edna Iturralde (escritora fundadora de la Academia de Literatura Infantil y Juvenil Ecuatoriana) y Carlota Flores de Naveda.

BASES
PREMIO LATINOAMERICANO DE LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL 2012
1. Novela para niños
2. Novela para jóvenes

Con motivo de celebrar los primeros diez años de fundación de la Academia Latinoamericana y la Academia Peruana de LIJ, la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil, convoca al Premio Latinoamericano de Literatura Infantil y Juvenil 2012. Género: Novela para niños y Novela para jóvenes.

Participantes
Autores latinoamericanos mayores de 18 años, con una novela inédita, escrita en castellano, que no tenga compromiso de publicación, ni esté en espera del resultado de otros certámenes.

Premios:
1. Novela para niños
2. Novela para jóvenes
Se concederá un premio único e indivisible de mil quinientos dólares (US$ 1500.00) a cada categoría (Novela para niños y Novela para jóvenes) y la publicación del libro con un tiraje de 5000 ejemplares. El importe del premio se computará como anticipo de las regalías que se estipule en el contrato editorial.

Condiciones
• Se concursará con una novela de tema libre, con un máximo de 60 páginas tamaño A4 (Novela para niños y 90 páginas Novela para jóvenes).
• Se presentará un ejemplar impreso y anillado con letra arial, 12 puntos, a doble espacio sin ilustraciones, y un CD conteniendo el texto de la obra, que se firmará con seudónimo.
• En sobre aparte el autor adjuntará sus datos personales y una hoja de vida.
• El ganador cederá a la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil por cinco años, los derechos de publicación de su obra en idioma español, en todo el mundo.
• Los organizadores estarán exentos de cualquier compromiso con los participantes no ganadores ni finalistas.
• La participación en el Concurso implica la conformidad de los concursantes con las presentes bases.

Cierre de Recepción
Las obras se recibirán hasta el 30 de setiembre del 2012.

Remitir a:
Premio Latinoamericano de Literatura Infantil y Juvenil

o Dirección:
Las Flores 410. Dpto.303 San Isidro
LIMA - PERÚ

Jurado
El jurado tendrá carácter internacional y estará integrado por tres destacados escritores adscritos a la Academia Latinoamericana de Literatura Infantil, por cada categoría, participando un escritor en representación de la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil, que actuará como Presidente.

Podrá seleccionar las obras finalistas que considere de calidad para recomendar su publicación, tomar decisiones por mayoría simple y su fallo será inapelable. Igualmente, estará facultado para resolver cualquier aspecto del concurso no explicitado en estas bases.
El fallo del Jurado se dará a conocer el 15 de noviembre del 2012.

Premiación
El premio será entregado al autor ganador en un acto solemne que se realizará el 20 de noviembre del 2012, con motivo de la celebración del Día Internacional del Niño.
No se devolverán los originales no premiados, que serán destruidos una vez divulgado el fallo del jurado.

Lima, Julio del 2012.

Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Volta às aulas - para saber mais.


Na volta às aulas, Zezinho passa a ser um novo integrante na turma. Todos olhares curiosos se voltam pra ele, afinal, era a primeira vez que tinham entre eles alguém em uma cadeira de rodas tão diferente. A turminha ficou curiosa para entender por que o novo colega de classe não falou sobre suas férias?

"Volta às aulas", narra a chegada de Zezinho à turma. Serão muitas as descobertas e a certeza de que nada poderá aprisionar uma mente livre..., com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques.

Este livro toma parte na Coleção Diferenças, publicado em tinta, com tipos ampliados e em Braille (texto e ilustrações), um conjunto de obras acessíveis, que podem ser lidas por crianças com ou sem deficiência visual.

Adquira este e os demais títulos da coleção no site da Fundação Dorina Nowill. Vale a pena conhecer!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Livros em braile fazem sucesso entre crianças cegas na Bienal do Livro de São Paulo

(Acervo Fundação Dorina Nowill para Cegos)

Na fotografia acima, uma criança com deficiência visual lê "Voltas às aulas", texto meu e ilustrações do colega paulista Danilo Marques. Em todos os recantos do mundo, crianças são ávidas por descobertas. Assim, é mais que necessário produzir e disponibilizar livros acessíveis, como faz, com toda a propriedade, a Fundação Dorina Nowill.

A este respeito, assistam ao excelente vídeo do SP/TV, acessando aqui.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Coleção Diferenças - AEILIJ Solidária



Neste próximo dia 10 de agosto, a partir das 14 horas, serão lançados na Bienal do Livro de São Paulo os novos títulos da Coleção Diferenças, com textos e ilustrações de associados da AEILIJ. Este projeto é resultado da parceria da entidade de criadores (e leva o Selo AEILIJ Solidária) com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentre os livros a serem lançados está o "Volta às aulas", com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques, que narra situações do cotidiano de uma criança com deficiências múltiplas. A série faz parte do conjunto de obras acessíveis produzida pela Fundação para leitores com ou sem dificiência visual. Vale a pena conferir!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tem Trevo de Leituras novo no ar!


O Trevo de Leituras é um projeto institucional da AEILIJ, no qual três autores lêem, em espiral, e resenham os livros de seus colegas. Assim, tem-se um constante avançar do conhecer da obra, do estilo e das criações dos demais colegas. Com edições mensais, o trevo favorece não apenas a interação dos criadores e associados da AEILIJ entre si, mas também com o público - que ganha um "outro olhar" a respeito dos livros com os quais toma contato. É super legal, vale a pena conhecer! Conheçam as obras e as resenhas mensais aqui.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Intercâmbio Brasil - Argentina (II)


Ainda no bairro portenho de Pallermo Viejo, em uma das maravilhosas livrarias dos arredores da Praça Cortázar, tive uma agradabilíssima tarde de domigo em companhia das ilustradoras argentinas María Wernicke e Eleonora Arroyos (ao fundo), que estão ladeadas por mim e por minha esposa (em primeiro plano). Ambas são talentosíssimas e mais que gentis. No Brasil, dentre outros, Maria publicou "Papai e eu, às vezes", que recebeu o selo de ALTAMENTE RECOMENDÁVEL - pela FNLIJ em 2011. Na oportunidade, conversamos sobre diferenças e proximidades da LIJ em nossos países. Elas me confessaram ser admiradoras da arte dos brasileiros, em especial dos gravados típicos da região nordeste (lito e xilogravuras ). Fiquei de lhes enviar alguns cordéis e livros sobre o assunto, bem como forneci contatos de colegas que se dedicam a estas técnicas. Eleonora, por sua vez, afirmou que se encanta com o Brasil desde há muitos anos, quando teve a oportunidade de conhecer o barroco mineiro, em visita a Ouro Preto e região. Sobre a mesa, um exemplar de "A visão do mundo de um cãozinho de estimação", um de meus livros infantis premiados pela Academia Pernambucana de Letras, com o qual lhes presenteei.