Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Oficina do Livro Acessível - Coleção Diferenças

Como parte das atividades de lançamento da Coleção Diferenças, nesta 6ª feira e sábado, a Fundação Dorina Nowill promoverá, no Recife, uma oficina de capacitação de professores e bibliotecários, além da contação de histórias em locais públicos. O livro acessível se torna cada vez mais disponível. Compareçam!


1. Oficina de Capacitação para Profissionais

Participantes: Professores, bibliotecários e profissionais da área
Data: 28 de setembro de 2012
Horário: 15h às 18h


2. Contação de Histórias para Crianças com e sem Deficiência Visual

Data: 29 de setembro de 2012
Participantes: Crianças com ou sem deficiência visual

1ª Sessão: 9h30 às 11h30
2ª Sessão: 11h30 às 13h30


Local das atividades: Oficina de Capacitação e da Contação de Histórias:

Oi Kabum! / Auçuba Comunicação e Educação
Rua do Bom Jesus, 147 – Bairro: Recife Antigo – Recife/PE
Contatos para inscrições: (81) 9211-6194 ou colecaodiferencaspernambuco@gmail.com

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Encontraram-se em terras pernambucanas...


Fruto do inesperado encontro entre um escritor egípcio e uma artística plástica espanhola nas ladeiras de Olinda, O Burro Errante é um desses livros difíceis de classificar. Apesar de se encaixar no gênero infantojuvenil, por causa do formato e do estilo utilizado, a obra, definida pelo autor como uma “autoburrografia”, consegue comunicar a leitores de todas as idades, tanto pela delicadeza das aquarelas de Valeria Rey Soto, como pelas perguntas que levanta sobre nosso jeito de enxergar o mundo.

O conto narra as andanças e aprendizagens de um jovem burrinho que deixa sua terra para conhecer o mundo e acaba questionando seus paradigmas éticos e sociais de acordo com suas novas vivências. “Usando a linguagem metafórica das fábulas, a narrativa oferece ao público uma reflexão sobre exclusão, diferenças e identidade própria.” detalha Habib, que morou em tantos lugares diferentes que nem sabe mais o quanto ele ainda é egípcio.
Sobre o autor: Habib nasceu na cidade do Cairo, no Egito. Aos 16 anos, obrigado a deixar o país, saiu de casa e emigrou para a Califórnia, onde se formou em Biologia Genética pela UC Berkeley e passou uns anos trabalhando com plantas medicinais, além de escrever regularmente para periódicos no Egito e nos Estados Unidos. Chegou ao Rio de Janeiro em 2005 e lá iniciou seu envolvimento com a dança e o teatro — envolvimento que acabou levando-o para Olinda, Pernambuco, onde mora até hoje, pesquisando e desfrutando dos folguedos tradicionais da região. Foi essa vivência, entre outras, que o inspirou a escrever O Burro Errante, sua primeira obra em português.

Sobre a ilustradora: Natural de Santiago de Compostela, Espanha, Valeria veio para o Recife em 2008 para concluir sua graduação em Artes Plásticas, mas acabou se sentindo tão em casa que resolveu ficar. Além do seu trabalho como ilustradora e designer, Valeria é antes de tudo artista plástica, com suas obras sempre circulando entre museus e galerias ao redor do País. Conheceu Habib em Olinda, e logo se juntaram para tocar e viajar pelos interiores, atrás de músicas e tradições esquecidas. Acabaram de ganhar o primeiro filhotezinho, um bichinho bem exótico — meio egípcio, meio espanhol, meio pernambucano!

domingo, 16 de setembro de 2012

De rabisco em rabisco... surgiu um grande ilustrador.


Prezados amigos,

Na edição do Correio Criança deste domingo, vocês cohecerão um pouco de um dos mais talentosos ilustradores pernambucanos: o [José Carlos] Braga Câmara, meu habitual parceiro nas incursões pela Literatura Infantil e Juvenil. Conheçam um pouco mais do trabalho dele aqui.

Cordial abraço a todos, Tonton.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Para crianças de todas as idades!


De 17 a 30 de setembro, o Recife será palco do ANIMAGE, Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Um programa para todas as idades. Imperdível! Maiores informações: www.animagefestival.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Poesia mínima, por inteiro...




Dando continuidade à parceria entre o Correio Criança e a AEILIJ, por intermédio da regional Pernambuco, a edição de n. 50 nos brinda com belos haicais da associada paraibana Maria Valéria Rezende. A autora, além de nos trazer explicações sobre a construção e a origem desta forma de poética, nos convida, também, a dar asas à imaginação e a expressar os nossos encantamentos e sentimentos a respeito da vida e do viver por intermédio dos haicais, mínimos, mas por inteiro. Vale a pena o desafio!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fique por dentro: Academia Boliviana de Literatura Infantil e Juvenil


Vocês sabiam que existe a Academia Boliviana de Literatura Infantil e Juvenil? Que esta academia edita e divulga, regularmente, um boletim ("Vuelan") com uma grande variedade de notícias sobre o que há de melhor na LIJ hispânica? E, também, com artigos da melhor qualidade teórica sobre assuntos diversos relacionados à temática?

Vale a pena conferir! Para maiores informações, escrevam para info@ablij.com ou acessem www.ablij.com

domingo, 2 de setembro de 2012

Academia Pernambucana de Letras lança Prêmios 2012


A Academia Pernambucana de Letras (APL) acaba de divulgar o edital para as premiações do ano de 2012, nas categorias poesia, ensaio, ficção, História do Estado de Pernambuco, livro de escritora nordestina, sonetos e literatura infantil, que abaixo reproduzimos. Participem!

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS

 

PRÊMIO “ELITA FERREIRA ” –  LITERATURA INFANTIL  2012 - REGULAMENTO



Artigo 1º - Acham-se abertas, na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui   Barbosa, 1596, Recife –PE, CEP  52010-500, as inscrições ao prêmio “Elita Ferreira”, conferido por esta Academia.

Artigo 2º  -  O prêmio será a publicação do trabalho inédito, vencedor, pela Editora Bagaço.

Artigo 3º   - As inscrições permanecerão abertas até o próximo dia 30 de outubro, no endereço acima indicado.

Artigo 4º  -  Poderão inscrever-se brasileiros de todos os estados, desde que apresentem:

a)   carta, solicitando inscrição e declarando plena concordância com as normas deste regulamento;
b)   fotocópia da carteira de identidade do concorrente, além de ficha com o seu nome, título do livro e endereço;
c)   3 (três) exemplares do trabalho a concorrer;
d)   xerox do comprovante de pagamento de inscrição.

Artigo 5º - A Academia poderá deixar de conferir o prêmio, no caso da inexistência de concorrentes em condições de merecê-lo.

Artigo 6º -  A Academia não se obriga a devolver os exemplares.

Artigo 7º - Não poderão concorrer os membros efetivos, os sócios – correspondentes da Academia nem os parentes deles até o 2º grau.

Artigo 8º - A entrega do prêmio “Elita Ferreira” – 2012 será feita em sessão pública, durante as comemorações do 112º  aniversário da Academia Pernambucana de Letras, em janeiro de 2013.

Artigo 9º - A fim de constituir fundo de administração do prêmio, o candidato deverá comprovar o pagamento de taxa de inscrição para cada obra concorrente. Sendo candidatos de outros estados, a taxa de inscrição será feita mediante depósito bancário efetuado no Banco Itaú, Agência 1247, Conta-Corrente nº 07321-4, em favor da Academia Pernambucana de Letras, cujos valores são os seguintes:

                       9.1 – para profissionais - R$ 50,00 (cinquenta reais);
                       9.2 – para estudantes     -  R$30,00 (trinta reais)

Recife, 1º de agosto de 2012.
FÁTIMA QUINTAS
Presidente

Avenida Rui Barbosa, 1596 – Recife PE – CEP: 52.010500 CGC: 11.021.243/0001-22

                      Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181